Você pode ter passado o olho no título do blog e pensado: “Outra sigla do mundo do Marketing e das Redes Sociais”. Mas ao longo do texto, vamos mostrar pra você que o Social Selling Index, SSI, pode ser uma ferramenta de análise útil para ajudar você a construir sua reputação e fechar excelentes negócios. Aproveite a leitura!
Explicando o conceito de Social Selling Index
O termo Social Selling nada mais é do que enxergar as redes sociais como um caminho para construir relacionamentos de negócios com potenciais parceiros. O “Index”, acrescentado pelo LinkedIn, envolve todo um conjunto de métricas que a rede fornece para avaliar o potencial de “venda” de um determinado perfil.
A plataforma, disponível de maneira gratuita para qualquer usuário, estabelece parâmetros que contribuem para que o usuário consiga identificar pontos a serem melhorados no seu perfil, com uma pontuação que varia de 0 a 100 e mede a eficiência de todas as interações do usuário. Para isso, as classifica em quatro parâmetros, que são:
- Estabelecer sua marca profissional: ter um perfil completo e voltado para as necessidades do cliente/parceiro que deseja impactar;
- Localizar as pessoas certas: a busca por construir um networking relevante na rede social;
- Interagir oferecendo insights: mais do que reagir a publicações, essa métrica identifica o que o perfil produz em termos de conteúdo e se este material é relevante e promove debates na rede.
- Criar relacionamentos: como o perfil interage com líderes e decisores.
Por que se preocupar com o LinkedIn?
Um número cada vez maior de executivos tem percebido o LinkedIn como um espaço relevante para gerar autoridade e construir pontes. Mais do que ressaltar grandes feitos, a ideia aqui é se mostrar útil e inteirado do que vem acontecendo no segmento ao qual cada um se dedica. Segundo pesquisa realizada pela ABERJE, a rede deverá ser a que mais receberá investimentos nos próximos três anos, ao lado do Instagram.
Potencializando o SSI
De certa maneira, os próprios critérios estabelecidos pelo LinkedIn já ajudam a explicar o que é possível fazer para aumentar a pontuação no SSI. A produção de conteúdo relevante e que estimule os debates e a interação com gestores estratégicos já são bons caminhos. O planejamento é a chave para manter a constância e ficar por dentro dos temas mais “quentes” do segmento no qual está inserido.
Não seja refém do SSI
É importante ressaltar que os indicadores do SSI são referências, mas não devem de maneira nenhuma tornar ninguém “refém” da rede social, o que já acontece em outras plataformas, como o Instagram e o Twitter. Para resumir: você não precisa se tornar um influencer, muito menos uma caricatura de si mesmo. O importante é não negligenciar a rede, e entendê-la como parte de um processo de fortalecimento da sua imagem profissional e também de gerar lembrança de marca. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado!